Keywords

#branding #experiencias

Uma experiência de foraging como ponto de partida para uma experiência gastronómica. O projecto "In touch with nature" tem como objectivo principal aproximar as pessoas da cidade ao meio rural. Num contexto económico e social onde o meio urbano se encontra sobrepopulado, é essencial voltar a conectar as pessoas ao campo, à terra, à Natureza, não só como forma de lazer, mas como forma de valorizar as àreas circundantes às grandes cidades. Voltar às nossas raízes, procurando encontar na Natureza a matéria-prima que enquanto caçadores recolectores sempre soubemos encontrar.

Este é um projecto que nasce das mãos da Helena Costa no âmbito do mestrado em Food Design, e no qual o FoodDesignLab participou no apoio ao desenvolvimento e implementação do projecto.

O projecto tem como ponto de partida uma experiência de Foraging, onde os participantes são convidados a fazer uma incursão pela mata de Monsanto, uma das maiores zonas florestadas de Lisboa, fazendo um percurso de reconhecimento da flora silvestre. Guiados pela mentora do projecto, que apresenta as diversas espécies ao longo do percurso, e explica as diferentes aplicações culinárias e desafios que a colheita de flora silvestre autóctone representa. Após esta incursão, onde é feito o levantamento das espécies, o grupo é convidado a participar num workshop onde são aplicadas várias técnicas culinárias para confecionar receitas com as matérias primas selecionadas. O workshop passou pela utilização de técnicas de preservação como a fermentação, técnicas de extração de aromas com a utilização da rotavapor, e ainda uma receita de pão com farinha de bolota.

A actividade culmina numa experiência gastronómica, no dia seguinte, num modelo de Jefferson Dinner, onde os participantes são convidados a debater o tema proposto: Como pode o Foranging aproximar as pessoas dos meios rurais circundantes às cidades? O menu foi criado integrando na refeição os elementos elaborados no workshop como a tempura de acelgas, o pão de farinha de bolota, criando um menu vegetariano, que aproxima os comensais da natureza. Esta imersão profunda no meio ambiente, é ainda reforçada pela escolha do local da refeição. Uma experiência no meio da Natureza, onde os participantes, conseguiram debater o tema inspirados pela atmosfera circundante e por um menu criativo, sustentável, e com uma forte ligação ao lugar, potenciando este sentido de pertença à Natureza.

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.